A Partida estrela-triângulo é um método de partida de motores elétricos
trifásicos, no qual utiliza uma chave de mesmo nome. Esta chave, que pode ser
manual ou automática, é interligada aos enrolamentos do motor, que devem estar
desmembrados em 6 terminais, dependendo do motor pode ser mais de 6
terminais.O motor parte em configuração estrela, aonde cada enrolamento receberá
a uma tensão mais baixa, fase-neutro. Após o motor vencer a sua inércia, a chave é
atuada, convertendo a configuração para triângulo, aumentando a tensão nos
enrolamentos fase-fase. Logo, para um sistema trifásico 220/380V, cada
enrolamento do motor inicia com 220 V e termina a partida em 380 V, no qual será
sua tensão nominal.
Através desta manobra o motor realizará uma partida mais suave, reduzindo
sua corrente de partida em aproximadamente 1/3 da que seria se acionado em
partida direta.O uso de Partida Estrela-triângulo não pode ser usado em qualquer
situação. Na verdade o sistema exige que o motor tenha disponível pelo menos seis
terminais e que a tensão nominal (tensão da concessionária) seja igual à tensão de
triângulo do motor, e que esteja operando a vazio (sem torque). (Wikipédia,2009.)
Um ponto essencial em relação a este tipo de partida de motor elétrico
trifásico, é que o fechamento para triângulo só deverá ser feito quando o motor
atingir pelos menos noventa por cento da RPM nominal.
A partida estrela-triângulo poderá ser utilizada quando a curva do conjugado
(torque) do motor for suficiente elevada para poder garantir a aceleração da máquina
com corrente reduzida. Na ligação em estrela, o conjugado fica reduzido entre 25% a
33% do conjugado de partida na ligação triângulo.
Esta partida é implementada com três contatores e um temporizador,
proporcionando na partida ligação estrela do motor (maior tensão, com redução da
corrente de partida em 1/3 e após a partida ligação em triângulo (tensão nominal).
2.6 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PARTIDA ESTRELA-TRIÂNGULO
2.6.1 Vantagens: (WEG,2009)
• é muito utilizada, devido ao seu custo reduzido;
• não tem limites quanto ao seu número de manobras;
• os componentes ocupam pouco espaço;
• a corrente de partida fica reduzida para aproximadamente 1/3 da nominal.
2.6.2 Desvantagens: (WEG,2009)
• a chave só pode ser aplicada em motores com no mínimo seis terminais
acessíveis;
• a tensão de linha da rede deve coincidir com a tensão da ligação triângulo do
motor;
• reduzindo a corrente de partida em 1/3 reduz-se também o momento de
partida em 1/3;
• se o motor não atingir 90% da velocidade nominal no momento da troca de
ligação, o pico de corrente na comutação será quase como se fosse uma
partida direta.
Referências bibliográficas
EBAH. Motor de Indução CA. Disponível em < http://www.ebah.com.br/motor-deinducao-
ca-pdf-a21489.html> Acesso em: 5 dez. 2009.
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