Dispositivos de Comandos e Proteção



        1.     O que é um 




2.     Quais as funções de um dispositivo de partida de motor?

·   Proteger (contra curto-circuito, sobrecargas, sobretensão, e outros.);
·   Estabelecer ou interromper corrente;
·   Manobrar;
·   Abrir ou fechar os contatos;
·   Etc.

3.     Descreva a operação de seccionamento.


Þ    Funciona como uma espécie de “chave”, ora fecha, ora abre. O seccionamento tem a finalidade de isolar eletricamente uma instalação da rede que a alimenta, com segurança e critérios estabelecidos pelas normas. Deve-se garantir que o isolamento para que seja possível desligar totalmente o equipamento da rede elétrica. Temos dois grupos de seccionadores:

·   Seccionadores: Um conjunto de contatos em um dispositivo de comando vertical ou horizontal, sendo o fechamento e abertura com manobra manual. A velocidade de abertura e fechamento é totalmente controlada pelo operador. Nunca deve ser manobrada com carga e travado com cadeado na posição “fechado”.

·  Interruptor: Tem a capacidade de interromper, conduzir e suportar correntes nas condições normais do circuito. Pode ser manobrado com carga com toda segurança, assim como o seccionador, também é manobrado manualmente, porém, interrompe ou conduz rapidamente independentemente da velocidade do operador. Ambos podem ser equipados com dispositivos de cadeados para travas e fusíveis.

4.     Quais são os tipos de falha que podem ocorrer na partida de um motor elétrico? Conceitue-as.

·   Sobretensão: Uma alta corrente superior a corrente nominal do aparelho, numa faixa de tempo intermediária;

·   Queda de tensão: Um decrescimento da tensão numa faixa de tempo;

·   Desequilíbrio de fases: quando seus valores estão desiguais, causando um aumento da corrente, tentado equilibrá-las.

·   Falta de fase: Quando há ausência de alguma fase, pode ser por uma ligação incorreta, ou outro, um aumento de corrente vai tentar compensar essa ausência, aquecendo o motor, e um curto-circuito pode surgir.

·   Curtos-circuitos: Uma alta corrente superior a 10 a 15 vezes a corrente nominal do equipamento pequeno intervalo de tempo, podendo causar até incêndios;

·   Rotor bloqueado: Quando o rotor do motor por motivos mecânicos está travado, uma alta corrente aparece para tentar forçar o rotor, o motor aquece bruscamente, tendo risco de “queimar” o motor.

5.     Defina proteção contra curto-circuito e proteção contra sobrecarga.

Þ    É detectar e interromper o mais rápido possível correntes superiores a 10 a 15 vezes a corrente nominal(In).

Þ    É detectar e interromper a partida do motor quando tiver correntes superiores a 10 a 15 vezes In, para evitar a deteriorização dos isolantes provocada pelo aquecimento do motor.


6.     O que é comutação?

Þ    É estabelecer, interromper, e regular o valor da corrente devido a variação da velocidade do motor.

7.     Qual a função dos fusíveis?

Þ    É proteger contra curtos-circuitos, ao detectarem uma corrente 10 a 15 vezes maior que a In, eles abrem o circuito, protegendo as linhas alimentadoras e os próprios dispositivos de comando de um circuito interno. Eles limitam a corrente de curto-circuito e suportam sobrecargas, mas, por pouco tempo.

8.     Cite as partes constituintes de um fusível.

Os fusíveis são compostos das seguintes partes:

·  Base;
·  Elemento fusível;
·  Corpo cerâmico.


9.     O que são classes de função e classes de objeto de um fusível?

Þ    Os fusíveis são especificados de fábrica por classes de serviço, que são compostas de classes de função e classes de objeto.

·   Classes de função, é a divisão das funções que cada fusível tem de operar.

·   Classes de objeto, é a capacidade(nível) de proteção que um fusível tem de proteger determinados objetos.

10.                  O que é fusível do tipo D? Descreva seus aspectos de funcionamento e construtivos.

Þ    Também denominado diametral (Diazed/Simens) é bastante utilizado em residências ou indústrias.

·   Indicado para correntes nominais de 2 a 63 A, com capacidade de ruptura de 50 KA e tensão máxima de 500 V.

Está dividido nas seguintes partes:

·   Fusível: É a parte substituível que contém o elo fusível que se funde quando é percorrido por uma alta corrente maior que um valor de referência durante um certo tempo.

·   Base: Parte fixa constituída de porcelana, em que é conectada  a entrada e saída de energia por meio de contatos e terminais e aloja todos os componentes da segurança D.

·   Tampa: Também constituída de porcelana com um corpo metálico roscado. Sua função é fixar o fusível à base.

·   Anel de proteção: Também constituído de porcelana num formato de anel que tem pro função evitar a possibilidade de um contato acidental na troca do fusível.

·   Parafuso de ajuste: Também constituído de porcelana com parafuso metálico que faz a união de entrada de energia elétrica para o fusível e tem como função impedir o uso de fusível de capacidade de corrente superior à indicada.

·   Sinalizador: como o próprio nome já diz, ele tem a função de sinalizar o estado de funcionamento do fusível, quando o indicador de fusão está retraído, ele está funcionando, ou ejetado, está “queimado”, necessitando substituí-lo.







11.                  O que é fusível do tipo NH? Descreva seus aspectos de funcionamento e construtivos.

                                                         N = Baixa tensão
H = Alta capacidade

Temos quatro versões do NH em relação a sua capacidade:

Código do fusível
Capacidade de interrupção
NH 00
4 a 160 A
NH 1
50 a 250 A
NH 2
125 a 400 A
NH 3
315 a 630 A


Þ    É de uso industrial, possuindo uma alta capacidade, construído para 4 a 630 A, ruptura de 120 KA e tensão de 500 V. Adequados para proteção de circuitos que estão em serviços sujeitos a sobrecargas de curta duração, por exemplo, na partidas de motores trifásicos com rotor em gaiola. Limita a intensidade da corrente de curto-circuito em virtude do seu pequeno tempo de fusão (< 4 ms).

Suas partes são:

·   Base: material de construção à base de esteatita. Possui contatos em forma de garras prateadas pressionadas por molas.

·   Fusível: corpo retangular de porcelana com extremidades metálicas em forma de faca. O elo fusível e indicador de queima localiza-se no corpo de porcelana, imersos de areia de granulometria adequada para cessar o arco voltaico.

·   Elo fusível: feito de cobre em forma de lâminas vazadas em determinados pontos a fim de reduzir a seção condutora.

·   Elo indicador de queima: feito de um fio fino ligado em paralelo com o elo fusível. Quando o elo fusível se funde, este também se funde, provocando o desprendimento da espoleta.

12.                  Que aspectos devem ser levados em consideração no dimensionamento de um fusível?

·   Devem suportar sem fundir o pico de corrente de partida (Ip) durante o tempo da partida do motor (Tp).
·   Deve-se dimensionar para uma corrente no mínimo 20% maior que a corrente nominal (In) do motor que protege.
·   Os fusíveis de um circuito devem proteger também os contatores e os relés de sobrecarga.

13.                  Onde são utilizados os fusíveis ultra-rápidos?

Þ    São utilizados para proteção de diodos e tiristores, na prática ideal para retificadores e conversores de freqüência. Atuando eles por curto-circuito interno, externo defeito durante a operação.

14.                  Quais são as principais características do fusível?

·                      São de operação simples e segura;
·                      Tem um baixo custo;
·                     Não permitem efetuar manobras, sendo normalmente usados com chaves;
·                     Constituem essencialmente, uma proteção contra corrente de curto-circuito;
·                     Protegem as linhas e cabos de alimentação e os dispositivos do circuito interno;
·                     Suportam a corrente nominal por tempo indeterminado;
·                     Proteção parcial de equipamentos eletromecânicos;
·                     Proteção total de equipamentos eletrônicos;
·                     Não permitem rearme do circuito após a sua atuação, devendo ser substituído;
·  É fundamental para proteção contra curtos-circuitos, atuando mais rápido que o disjuntor;
·                     Etc.




15.                  Conceitue relé de sobre carga.

Þ    A sobrecarga é um dos problemas mais freqüentes em máquinas, pois ocasiona perdas por joule(calor/aquecimento), ou seja, quando submetemos um motor a operar a um nível de temperatura a 10°C superior a sua temperatura de isolação, reduzimos  a “vida” do motor a 50% do tempo normal. Para isso foi criado os relés de sobrecarga, quando ultrapassamos esse valor, os motores começam a se desgastar, mas, o relé, atua nessa hora para evitar esse tipo de problema. Composto de lâminas bimetálicas, onde através delas tem enrolamentos, que ao surgir uma sobrecarga, vai aquecer o bimetálico por meio dos enrolamentos e causará uma deflexão(dilatação) das lâminas, que libera o dispositivo de trava ou  abertura de um contato fechado, abrindo o circuito, necessitando religá-lo.

16.                  Quais são as classes de relé de sobrecarga existentes?

Classes de relés aplicados à partida de motores em relação a sua classe de disparo:

·   Relés classe 10: aplicações com tempo de partida inferior a 10 segundos;
·   Relés classe 20: aplicações com tempo de partida de até 20 segundos;
·   Relés classe 30: aplicações com tempo de partida de até 30 segundos.

17.                  Como devem ser dimensionados os relés de sobrecargas?

Þ    Devem ser dimensionados de forma que contenham em sua faixa de ajuste a corrente nominal (In) que circula pelo ponto no qual ele está conectado.  O relé não deve ser dimensionado com acorrente nominal do circuito situada no extremo superior de sua faixa de ajuste, pois se houver necessidade do motor ser usado com fator de serviço acima de 1, o relé não permitirá tal corrente mesmo que o motor suporte.

18.                  O que é um disjuntor motor e quais são as suas aplicações?

Þ    É um dispositivo de proteção e manobra, são empregados para realizar a proteção elétrica de motores, permitindo comandar por meio da abertura e fechamento voluntário sob cargas nos circuitos onde estão instalados. É aplicado em partidas de motores, somente quando temos um comando local, a freqüência é de baixa operação ou quando temos pouco espaço, pois ele atende às necessidades de comutação e proteção de sobrecargas e curtos-circuitos. É bastante recomendável que seja sempre associado com o contator.

19.                  Descreva o funcionamento de um contator e suas aplicações?

Þ    Podemos dividi-los em basicamente quatro partes:

·   Bobina: É a responsável por criar o campo magnético no núcleo fixo quando alimentada e atrair o núcleo móvel e fechar o circuito.

·   Núcleo de ferro(móvel): Interage com o núcleo fixo, através do campo gerado na bobina, e ao movimentar-se aciona o contato.

·   Contato(móvel): Está acoplado na mola, que é a responsável por levá-lo a posição inicial, mas, quando na bobina circula corrente, gera um campo que é maior que a força da mola, “puxando-o” em direção á bobina e fecha junto ao contato fixo.

·   Mola: Responsável por fechar e abrir o contato móvel, ao abri-lo, traz de volta o núcleo móvel, quando o campo é menor que a força da mola.

20.                  O que é categoria de emprego de um contator?

Þ    Os contatores devem ser escolhidos de acordo com o tipo de carga que vão acionar, se não, vão ter a sua vida útil reduzida. Por isso, são divididos em categorias de emprego, ou seja, uma variedade de contatores para várias utilizações, temos as seguintes categorias:

·   Natureza do receptor controlado: Aplicados em motor de gaiolas ou anéis, resistências.

·   Condições nas quais de efetuam os fechamentos e aberturas: Motor em regime ou com rotor bloqueado, inversão do sentido de rotação.








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