2.
Quais as funções de um
dispositivo de partida de motor?
·
Proteger (contra curto-circuito,
sobrecargas, sobretensão, e outros.);
·
Estabelecer ou interromper corrente;
·
Manobrar;
·
Abrir ou fechar os contatos;
·
Etc.
3.
Descreva a operação de seccionamento.
Þ
Funciona como uma espécie de “chave”, ora fecha,
ora abre. O seccionamento tem a finalidade de isolar eletricamente uma
instalação da rede que a alimenta, com segurança e critérios estabelecidos
pelas normas. Deve-se garantir que o isolamento para que seja possível desligar
totalmente o equipamento da rede elétrica. Temos dois grupos de seccionadores:
·
Seccionadores: Um conjunto de contatos
em um dispositivo de comando vertical ou horizontal, sendo o fechamento e
abertura com manobra manual. A velocidade de abertura e fechamento é totalmente
controlada pelo operador. Nunca deve ser
manobrada com carga e travado com cadeado na posição “fechado”.
·
Interruptor: Tem a capacidade de
interromper, conduzir e suportar correntes nas condições normais do circuito.
Pode ser manobrado com carga com toda segurança, assim como o seccionador,
também é manobrado manualmente, porém, interrompe ou conduz rapidamente
independentemente da velocidade do operador. Ambos podem ser equipados com
dispositivos de cadeados para travas e fusíveis.
4.
Quais são os tipos de falha que podem
ocorrer na partida de um motor elétrico? Conceitue-as.
·
Sobretensão: Uma alta corrente
superior a corrente nominal do aparelho, numa faixa de tempo intermediária;
·
Queda de tensão: Um decrescimento da
tensão numa faixa de tempo;
·
Desequilíbrio de fases: quando seus
valores estão desiguais, causando um aumento da corrente, tentado equilibrá-las.
·
Falta de fase: Quando há ausência de
alguma fase, pode ser por uma ligação incorreta, ou outro, um aumento de
corrente vai tentar compensar essa ausência, aquecendo o motor, e um
curto-circuito pode surgir.
·
Curtos-circuitos: Uma alta corrente
superior a 10 a
15 vezes a corrente nominal do equipamento pequeno intervalo de tempo, podendo
causar até incêndios;
·
Rotor bloqueado: Quando o rotor do
motor por motivos mecânicos está travado, uma alta corrente aparece para tentar
forçar o rotor, o motor aquece bruscamente, tendo risco de “queimar” o motor.
5.
Defina proteção contra curto-circuito
e proteção contra sobrecarga.
Þ
É detectar e interromper o mais rápido possível
correntes superiores a 10 a
15 vezes a corrente nominal(In).
Þ
É detectar e interromper a partida do motor
quando tiver correntes superiores a 10 a 15 vezes In, para evitar a deteriorização
dos isolantes provocada pelo aquecimento do motor.
6.
O que é comutação?
Þ
É estabelecer, interromper, e regular o valor da
corrente devido a variação da velocidade do motor.
7.
Qual a função dos fusíveis?
Þ
É proteger
contra curtos-circuitos, ao detectarem uma corrente 10 a 15 vezes maior que a In,
eles abrem o circuito, protegendo as linhas alimentadoras e os próprios
dispositivos de comando de um circuito interno. Eles limitam a corrente de
curto-circuito e suportam sobrecargas, mas, por pouco tempo.
8.
Cite as partes
constituintes de um fusível.
Os fusíveis são compostos das seguintes
partes:
·
Base;
·
Elemento fusível;
·
Corpo cerâmico.
9.
O que são classes de
função e classes de objeto de um fusível?
Þ
Os fusíveis são especificados de fábrica por classes de
serviço, que são compostas de classes de função e classes de objeto.
·
Classes de função, é a
divisão das funções que cada fusível tem de operar.
·
Classes de objeto, é a
capacidade(nível) de proteção que um fusível tem de proteger determinados
objetos.
10.
O que é fusível do tipo D? Descreva seus
aspectos de funcionamento e construtivos.
Þ
Também denominado diametral
(Diazed/Simens) é bastante utilizado em residências ou indústrias.
·
Indicado para
correntes nominais de 2 a
63 A , com
capacidade de ruptura de 50 KA e tensão máxima de 500 V.
Está dividido nas
seguintes partes:
·
Fusível: É a parte substituível que contém o elo fusível que se
funde quando é percorrido por uma alta corrente maior que um valor de
referência durante um certo tempo.
·
Base: Parte fixa constituída de porcelana, em que é
conectada a entrada e saída de energia
por meio de contatos e terminais e aloja todos os componentes da segurança D.
·
Tampa: Também constituída de porcelana com um corpo metálico
roscado. Sua função é fixar o fusível à base.
·
Anel de proteção: Também constituído de porcelana num formato de anel que
tem pro função evitar a possibilidade de um contato acidental na troca do fusível.
·
Parafuso de
ajuste: Também constituído de
porcelana com parafuso metálico que faz a união de entrada de energia elétrica
para o fusível e tem como função impedir o uso de fusível de capacidade de
corrente superior à indicada.
·
Sinalizador: como o próprio nome já diz, ele tem a função de sinalizar o
estado de funcionamento do fusível, quando o indicador de fusão está retraído,
ele está funcionando, ou ejetado, está “queimado”, necessitando substituí-lo.
11.
O que é fusível do tipo NH? Descreva seus
aspectos de funcionamento e construtivos.
N = Baixa tensão
H = Alta capacidade
Temos quatro
versões do NH em relação a sua capacidade:
Código do fusível
|
Capacidade de interrupção
|
NH 00
|
|
NH 1
|
|
NH 2
|
|
NH 3
|
|
Þ
É de uso industrial,
possuindo uma alta capacidade, construído para 4 a 630 A , ruptura de 120 KA e
tensão de 500 V. Adequados para proteção de circuitos que estão em serviços
sujeitos a sobrecargas de curta duração, por exemplo, na partidas de motores
trifásicos com rotor em
gaiola. Limita a intensidade da corrente de curto-circuito em
virtude do seu pequeno tempo de fusão (< 4 ms).
Suas partes são:
·
Base: material de construção à base de esteatita. Possui
contatos em forma de garras prateadas pressionadas por molas.
·
Fusível: corpo retangular de porcelana com extremidades metálicas
em forma de faca. O elo fusível e indicador de queima localiza-se no corpo de
porcelana, imersos de areia de granulometria adequada para cessar o arco
voltaico.
·
Elo fusível: feito de cobre em forma de lâminas vazadas em determinados
pontos a fim de reduzir a seção condutora.
·
Elo indicador de
queima: feito de um fio fino ligado em
paralelo com o elo fusível. Quando o elo fusível se funde, este também se
funde, provocando o desprendimento da espoleta.
12.
Que aspectos devem ser levados em consideração
no dimensionamento de um fusível?
·
Devem suportar sem
fundir o pico de corrente de partida (Ip) durante o tempo da partida do motor
(Tp).
·
Deve-se dimensionar
para uma corrente no mínimo 20% maior que a corrente nominal (In) do motor que
protege.
·
Os fusíveis de um
circuito devem proteger também os contatores e os relés de sobrecarga.
13.
Onde são utilizados os fusíveis ultra-rápidos?
Þ
São utilizados para proteção de diodos e
tiristores, na prática ideal para retificadores e conversores de freqüência.
Atuando eles por curto-circuito interno, externo defeito durante a operação.
14.
Quais são as principais características do
fusível?
·
São de operação
simples e segura;
·
Tem um
baixo custo;
·
Não permitem efetuar manobras, sendo
normalmente usados com chaves;
·
Constituem essencialmente, uma proteção
contra corrente de curto-circuito;
·
Protegem as linhas e cabos de alimentação e
os dispositivos do circuito interno;
·
Suportam a corrente nominal por tempo
indeterminado;
·
Proteção parcial de equipamentos
eletromecânicos;
·
Proteção total de equipamentos eletrônicos;
·
Não permitem rearme do circuito após a sua
atuação, devendo ser substituído;
·
É fundamental para proteção contra
curtos-circuitos, atuando mais rápido que o disjuntor;
·
Etc.
15.
Conceitue relé de sobre carga.
Þ
A sobrecarga é um dos
problemas mais freqüentes em máquinas, pois ocasiona perdas por
joule(calor/aquecimento), ou seja, quando submetemos um motor a operar a um
nível de temperatura a 10°C
superior a sua temperatura de isolação, reduzimos a “vida”
do motor a 50% do tempo normal.
Para isso foi criado os relés de sobrecarga, quando ultrapassamos esse valor,
os motores começam a se desgastar, mas, o relé, atua nessa hora para evitar
esse tipo de problema. Composto de lâminas bimetálicas, onde através delas tem
enrolamentos, que ao surgir uma sobrecarga, vai aquecer o bimetálico por meio
dos enrolamentos e causará uma deflexão(dilatação) das lâminas, que libera o
dispositivo de trava ou abertura de um
contato fechado, abrindo o circuito, necessitando religá-lo.
16.
Quais são as classes de relé de sobrecarga
existentes?
Classes de relés
aplicados à partida de motores em relação a sua classe de disparo:
·
Relés classe 10:
aplicações com tempo de partida inferior a 10 segundos;
·
Relés classe 20:
aplicações com tempo de partida de até 20 segundos;
·
Relés classe 30:
aplicações com tempo de partida de até 30 segundos.
17.
Como devem ser dimensionados os relés de
sobrecargas?
Þ
Devem ser
dimensionados de forma que contenham em sua faixa de ajuste a corrente nominal
(In) que circula pelo ponto no qual ele está conectado. O relé não deve ser dimensionado com
acorrente nominal do circuito situada no extremo superior de sua faixa de
ajuste, pois se houver necessidade do motor ser usado com fator de serviço
acima de 1, o relé não permitirá tal corrente mesmo que o motor suporte.
18.
O que é um disjuntor motor e quais são as suas
aplicações?
Þ
É um dispositivo de
proteção e manobra, são empregados para realizar a proteção elétrica de
motores, permitindo comandar por meio da abertura e fechamento voluntário sob
cargas nos circuitos onde estão instalados. É aplicado em partidas de motores,
somente quando temos um comando local, a freqüência é de baixa operação ou
quando temos pouco espaço, pois ele atende às necessidades de comutação e
proteção de sobrecargas e curtos-circuitos. É bastante recomendável que seja
sempre associado com o contator.
19.
Descreva o funcionamento de um contator e suas
aplicações?
Þ
Podemos dividi-los em basicamente quatro partes:
·
Bobina: É a
responsável por criar o campo magnético no núcleo fixo quando alimentada e
atrair o núcleo móvel e fechar o circuito.
·
Núcleo de ferro(móvel): Interage
com o núcleo fixo, através do campo gerado na bobina, e ao movimentar-se aciona
o contato.
·
Contato(móvel): Está
acoplado na mola, que é a responsável por levá-lo a posição inicial, mas,
quando na bobina circula corrente, gera um campo que é maior que a força da
mola, “puxando-o” em direção á bobina e fecha junto ao contato fixo.
·
Mola: Responsável por
fechar e abrir o contato móvel, ao abri-lo, traz de volta o núcleo móvel,
quando o campo é menor que a força da mola.
20.
O que é categoria de emprego de um contator?
Þ
Os contatores devem ser escolhidos de acordo com
o tipo de carga que vão acionar, se não, vão ter a sua vida útil reduzida. Por
isso, são divididos em categorias de emprego, ou seja, uma variedade de
contatores para várias utilizações, temos as seguintes categorias:
·
Natureza do receptor controlado: Aplicados
em motor de gaiolas ou anéis, resistências.
·
Condições nas quais de efetuam os
fechamentos e aberturas: Motor em regime ou com rotor bloqueado,
inversão do sentido de rotação.
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